"O sábio não fala tudo que pensa, mas pensa em tudo que fala."

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

7 de Setembro, dia da Independência do Brasil

Hoje é o famoso dia 7 de Setembro, o dia da nossa pátria, da nossa independência. Mas muitas vezes sentimos dificuldades em  conseguirmos por em prática o nosso livre arbítrio e nossa liberdade de expressão, pois muitas vezes somos perseguidos em todos os aspectos, seja politicamente ou até mesmo religiosamente. Vivemos em uma sociedade que até parece que ainda vivencia o tempo da ditadura militar que aconteceu no Brasil em décadas passadas.
Então nesse dia tão importante da nossa nação, vamos parar um pouco pra pensar nessas questões e lutarmos para melhorar cada vez mais a realidade do nosso país, e do lugar em que vivemos.

E fica a reflexão:
"O homem coletivo sente a necessidade de lutar" 
                                                          Chico Science

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Professores decidem pelo fim da maior greve da história da UFPE

Atividades serão retomadas no próximo dia 17.

Em assembleia realizada nesta tarde, os docentes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovaram o fim da maior greve que a instituição já viveu. Após 112 dias de paralisação, 241 professores votaram pelo fim da greve, 134 foram contrários a decisão e ainda foram registradas oito abstenções. Ao todo, 362 profissionais participam da reunião.

Fonte: site do Diário de Pernambuco

terça-feira, 4 de setembro de 2012

UFPE entre as melhores universidades do País


No levantamento feito pelo jornal Folha de S.Paulo, instituição fica em 10º lugar entre as universidades do País


 / Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é a única instituição das regiões Norte e Nordeste a figurar entre as 10 melhores universidades do País, segundo ranking elaborado pelo jornal Folha de S.Paulo em parceria com o Instituto Datafolha. Ocupa a 10ª posição. O levantamento contou com a avaliação de 191 universidades e 41 faculdades ou centros universitários. Foram observados quatro critérios: qualidade do ensino, qualidade da pesquisa, avaliação do mercado e indicador de inovação. A Universidade de São Paulo (USP) é a melhor do Brasil.
No Estado, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) aparece no 52º lugar. Um erro da Folha de S.Paulo havia excluído a UFRPE, mas foi corrigido a universidade inserida no ranking. A Universidade de Pernambuco (UPE) está na 70ª colocação, enquanto a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) aparece no 103º lugar. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) é a 116ª colocada.

Para montar o ranking, elaborado em oito meses de trabalho, a Folha de S.Paulo criou uma metodologia própria, tendo como referências avaliações internacionais consolidadas, que mescla indicadores de pesquisa e de inovação e a opinião do mercado de trabalho e de pesquisadores renomados.

No item qualidade de ensino, a UFPE teve nota 8,05 (de uma escala de zero a 55 pontos). Para chegar a essa nota, o Datafolha entrevistou 597 pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), grupo que representa os melhores cientistas e docentes do País. Na qualidade da pesquisa, a Federal de Pernambuco somou 48,92 pontos (era de zero a 55). Para avaliação do mercado, a média foi 15,69 (de 0 a 20 pontos). Por fim, no indicador de inovação, que representa a quantidade de pedidos de patentes, a UFPE ficou com 4,47 (variava de 0 a 5 pontos).

“Historicamente a UFPE sempre se destacou pela qualidade. Temos 75 programas de pós-graduação, com mestrados e doutorados, um dos maiores do Brasil. Dá uma média de 1.350 teses por ano. O ensino, a infraestrutura e os projetos pedagógicos sempre se destacam nas avaliações do Ministério da Educação”, destaca o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro.

Ele informa que foi criado em maio um grupo de trabalho para analisar o desempenho da universidade nos diversos rankings existentes. “A partir desse estudo, que deve ficar pronto ainda este ano, poderemos melhorar ainda mais”, enfatiza o reitor. O orçamento anual é de R$ 850 milhões, repassados pelo MEC.

Para o reitor da UPE, Carlos Calado, ocupar a 70ª posição no cenário nacional é motivo de comemoração. “Significa que estamos avançando. Os últimos investimentos, com realização de concurso de professores e melhoria da qualidade dos cursos apontam que deveremos melhorar ainda mais nos próximos rankings”, ressalta Calado. O reitor da Unicap, padre Pedro Rubens, diz que “as avaliações institucionais são muito benéficas ao aperfeiçoamento do sistema de ensino superior brasileiro e ao crescimento das instituições”, mas ressalta que “a cultura de ranking é polêmica pois apresenta ambiguidades e questionamentos.”


Fonte: JORNAL DO COMÉRCIO/JC ONLINE